A Prefeitura Municipal de Ribeirão Vermelho, por meio da Secretaria de Saúde, deu início às ações dentro do movimento Outubro Rosa que irão se estender durante todo este mês, com o intuito de alertar a população, em especial as mulheres, quanto à luta contra o câncer de mama.

Durante este período, o PSF, o Centro de Referência da Mulher, a Farmácia de Minas, o Laboratório Municipal e o Hospital Municipal estarão realizando diversas ações para conscientizar pacientes e acompanhantes quanto ao diagnóstico precoce da doença e despertar o autocuidado nas mulheres.

Serão realizadas atividades sensibilizando a comunidade em relação aos cuidados e a prevenção do câncer de mama, dentre elas: rodas de conversa com grupo de mulheres, palestra sobre câncer de mama, câncer colo de útero e IST (Infecção Sexual Transmissível), atendimentos médicos, atendimentos de enfermagem, atendimentos odontológicos, autoexame da mama, coleta do exame Citopatológicos (preventivo), solicitação para mamografia, realização de teste rápido de HIV e SÍFILIS, vacinação e aferição de Pressão Arterial e Glicemia Capilar.

O objetivo das ações é conscientizar as mulheres do município de que quando é diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem praticamente 90% de chances de cura. Por isso, é muito importante fazer os exames preventivos.

 

Secretaria Municipal de Saúde

 

Prefeitura Municipal de Ribeirão Vermelho

Administração 2021-2024